You are here

Forte adesão à greve da administração local

Adesão ronda os cem por cento na recolha de lixo e afecta os transportes urbanos municipais, os transportes escolares e os serviços de higiene urbana. Paralisação foi preparada por centenas de plenários.
Os trabalhadores reivindicam salários justos e contestam as ingerências do governo na autonomia do Poder Local. Foto de Paulete Matos

A greve nacional da Administração Local deixou sem recolha de lixo as principais cidades onde este serviço se realiza às noites de domingo, com uma adesão rondando os cem por cento no Seixal, Moita, Amadora, Coimbra, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). A greve deverá atingir a generalidade dos serviços de recolha de lixo na noite de segunda para terça.

A paralisação está também a afectar os transportes urbanos municipais, os transportes escolares e os serviços de higiene urbana, bem como os serviços municipais e de Juntas de Freguesia. Na manhã desta segunda-feira, a adesão dos transportes municipalizados urbanos de Coimbra à greve era de 90%, segundo o sindicato. Os serviços de manutenção dos Transportes Urbanos de Braga estão totalmente paralisados

Os trabalhadores reivindicam salários justos e contestam as ingerências do governo na autonomia do Poder Local, acusando o Executivo de fazer chantagem junto às autarquias para evitar que estas aprovem medidas de valorização dos seus trabalhadores e de tentar condicionar as negociações em torno da contratação colectiva, pretendendo introduzir a adaptabilidade dos horários de trabalho nos serviços camarários.

Os trabalhadores reivindicam também um regulamento de condições mínimas para os trabalhadores das associações humanitárias de bombeiros voluntários e a contratação colectiva nas empresas do Grupo Águas de Portugal.

Segundo o STAL, a greve foi preparada por centenas de plenários realizados nos últimos dias em todo o país, onde se registou um forte sentimento de apoio, “fruto da enorme revolta que as políticas governativas de ataque aos direitos e de degradação dos salários têm vindo a provocar junto dos trabalhadores.”

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)