You are here

Michel Husson

Economista francês. Investigador no IRES (Instituto de Investigações Económicas e Sociais)

Artigos do Autor(a)

2021/05/29 - 6:09pm

O abraço da social-democracia ao social-liberalismo é em última instância reflexo da transição do capitalismo fordista para o capitalismo neoliberal. Ao encarregar-se de políticas de orientação neoliberal, a social-democracia destruiu gradualmente a sua pretensão de representar uma alternativa. Por Michel Husson.

2021/03/14 - 10:06am

Não existe uma via única de saída da crise ditada por leis económicas intangíveis: tudo dependerá das relações de força. Devemos dar conteúdo concreto a duas ideias: a redução do tempo de trabalho e uma garantia do emprego e dos rendimentos sociais. Por Michel Husson.

2021/01/01 - 11:39am

Os capitalistas sonham com uma retoma rápida, baseada no pressuposto simplista de que a velocidade da recuperação será necessariamente proporcional à da queda. Isso revela o desejo de restaurar o lucro "custe o que custar"... aos trabalhadores. Por Michel Husson.

2020/12/14 - 11:30pm

As fraquezas do projeto de “socialismo participativo” de Piketty, ou antes de “capitalismo participativo”, advêm das imperfeições do seu modelo teórico e da sua incompreensão do capitalismo. Por Michel Husson.

2020/09/10 - 1:00pm

Partindo de uma fé cega nas "leis do mercado", o plano de recuperação económica anunciado por Macron e agora comandado por François Bayrou não mediu nem a dimensão nem as especificidades da crise que a França está a atravessar. Por Michel Husson.

2020/07/29 - 7:02pm

Sem poder recuperar o que é a sua força motriz e fonte de relativa legitimidade, o capitalismo está condenado a uma reprodução instável e fundamentalmente anti-social. Isto era verdade antes do coronavírus. É mais verdade depois. Por Michel Husson.

2020/06/29 - 11:35pm

As políticas de um regresso à normalidade arriscam-se a destruir-se a si próprias e a levar a uma trajetória em ziguezague das economias. De facto, não há simetria garantida entre os dois ramos da retoma em forma de V.  Artigo de Michel Husson.

2020/05/20 - 9:25pm

A retoma da economia não será miraculosa porque as empresas ficaram endividadas e procurarão cortar emprego e salário, as famílias empobreceram e vão reduzir o consumo. Os governos irão mais tarde ou mais cedo procurar “sanear” as finanças públicas às custas dos de sempre. Por Michel Husson.

2016/08/28 - 5:08pm

As previsões catastrofistas das últimas décadas sobre a destruição de empregos pela automatização nunca se confirmaram. As profecias atuais dos gurus da “economia de partilha” trazem uma nova ideologia segundo a qual o emprego, a classe assalariada e as pensões estão ultrapassadas. Artigo de Michel Husson.

2016/08/09 - 3:52pm

A questão não é saber se a duração do trabalho deve baixar ou não, mas quais as modalidades desta redução, ou pela exclusão, ou pela igualdade. Por Michel Husson

Pages