You are here

O jovem Goodman Brown

"Amigo", disse ele obstinadamente, "estou decidido. Não dou um passo adiante nessa perversão. Então, porque aquela mulher desgraçada escolheu o rumo do inferno enquanto eu pensava que ela estava indo para o céu, devo eu também abandonar a minha querida Faith para ir atrás dela?"

Nathaniel Hawthorne (Salem, 4 de Julho de 1804 - Plymouth, 19 de Maio de 1864) foi um escritor norte-americano, considerado o primeiro grande escritor dos Estados Unidos e o maior contista do seu país, sendo o responsável por tornar decisivamente o puritanismo americano num dos temas centrais da tradição gótica.

Sempre teve como tema dos seus trabalhos a moral, conferindo-lhe ares de única salvaguarda contra a crueldade humana. Entre suas obras, "A Casa das Sete Torres" (1851) é aquela que melhor assimila (e reformula) a estética gótica.

Em "A Letra Escarlate", o confronto mais íntimo no homem com a sociedade puritana é o tema do “romance psicológico” (como o autor o classificava, num tempo em que o mundo ainda não cogitava usar a psicologia na literatura). É a história de três pecadores e de tudo o que decorreu de seus erros na cidade de Boston, no século XVII. Todos os personagens carregam muita dor e vivem deprimidos. É uma mistura de alegoria e romance histórico e é considerado por muitos críticos o maior romance da literatura norte-americana. Hawthorne viveu no século XIX, situava a sua ficção no passado distante e influenciou praticamente todos os escritores da sua geração.

AttachmentSize
PDF icon O jovem Goodman Brown108.45 KB

Sobre o/a autor(a)