Sintra: Funcionários da recolha de lixo impedidos de trabalhar

Os trabalhadores estão em greve parcial deste o dia 26. Esta segunda feira, a empresa pública municipal (HPEM) não deixou, que os trabalhadores que pararam durante as duas primeiras horas entrassem depois ao serviço. Todos os restantes pararam, em solidariedade.
Trabalhadores da HPEM estão em greve parcial desde o dia 26

Vítor Jesus, do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), disse à TSF que a “administração decidiu que os trabalhadores que não cumpriram os serviços mínimos não podiam trabalhar porque faltaram às primeiras duas horas”. Os trabalhadores que não estavam em serviços mínimos decidiram paralisar em solidariedade, pelo que não houve recolha do lixo.

Os cerca de 600 trabalhadores da empresa municipal de Sintra (Higiene Pública, Empresa Municipal -HPEM) da recolha de lixo estão em greve parcial desde o dia 26 de Agosto, em protesto contra despedimentos e congelamento de salários.

O sindicato tentou reunir com o presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, mas este recusou. Segundo Vítor Jesus, Fernando Seara terá dito que não haverão negociações enquanto durar a greve, pelo que marcou a reunião para a próxima quarta feira.

O sindicalista disse ainda que: “Se as coisas não se alterarem, mesmo após a reunião com o senhor presidente, vamos tomar as medidas que entendermos possivelmente medidas com mais força e com luta. Uma manifestação frente à câmara, pode haver greve, pode haver várias situações”.