You are here

Descoberto sistema planetário semelhante ao sistema solar

Uma equipa europeia de astrónomos, da qual fazem parte dois portugueses, descobriu um sistema planetário muito idêntico ao da Terra composto por sete planetas, a 127 anos-luz, na constelação de Hidra.
A constelação é observável no hemisfério sul da Terra e o sistema descoberto é o mais rico em planetas até hoje conhecido depois do nosso, orbitando em redor da estrela HD 10180.

“A maior importância da descoberta é que encontrámos um sistema solar muito idêntico ao nosso, com quase tantos planetas. Até aqui o máximo que se conhecia era sistemas com cinco planetas, o nosso tem oito e nós agora conseguimos descobrir um com sete”, disse esta terça-feira à Lusa um dos membros da equipa de astrónomos, Alexandre Correia da Universidade de Aveiro.

O astrónomo acrescentou que este novo sistema solar “não só tem sete planetas como são planetas muito parecidos com aqueles que existem no nosso”. “O planeta mais pequenino que existe neste novo sistema é quase do tamanho da Terra. É ligeiramente maior do que a Terra mas tem cerca 1,4 vezes o tamanho da Terra”, explicou.

Com esta descoberta, Alexandre Correia acredita que está a caminhar-se “a passos largos para encontrar sistemas iguais ao nosso”.

Da equipa, que apresentou, durante uma conferência no Observatoire de Haute-Provence, em França, as conclusões de seis anos de observações da estrela HD 10180 nos telescópios do Observatório Europeu do Sul (ESO) em La Silla, no Chile (Deserto do Atacama), faz também parte Nuno Cardoso Santos, do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto.

A constelação é observável no hemisfério sul da Terra e o sistema descoberto é o mais rico em planetas até hoje conhecido depois do nosso - tem sete planetas e o sistema solar tem oito -, orbitando em redor da estrela HD 10180, considerada uma estrela do tipo solar.

Ao mesmo tempo os astrónomos descobriram que as distâncias dos sete planetas a esta estrela seguem um padrão regular, tal como acontece no sistema solar. É a chamada Lei de Titius-Bode, em que cada um dos planetas se encontra aproximadamente ao dobro da distância do planeta anterior. E as suas órbitas são quase circulares.

Cinco dos planetas são semelhantes a Neptuno, um dos quatro planetas gasosos do sistema solar, tendo massas compreendidas entre 13 e 25 vezes a massa da Terra e orbitando a HD 10180 com períodos entre seis e 600 dias. 

Quanto aos outros dois planetas, um é semelhante a Saturno, tem uma massa que é 65 vezes a massa da Terra e uma órbita de 2200 dias. O outro tem a menor massa até hoje descoberta - 1,4 vezes a da Terra - , orbitando a estrela em apenas 28 horas e encontrando-se a uma distância equivalente a apenas 2% da distância Terra-Sol.

Também se regista a descoberta da existência de uma relação entre a massa de um sistema planetário e a massa e a composição química da estrela hospedeira. Todos os sistemas planetários de grande massa são encontrados em torno de estrelas de grande massa e ricas em metais, enquanto os quatro sistemas de menor massa conhecidos foram encontrados em torno de estrelas de baixa massa e pobres em metais.

No site do Observatório Europeu do Sul encontra-se um vídeo com uma sequência em zoom que permite vislumbrar este novo sistema planetário - aqui.

Termos relacionados Ambiente
(...)