You are here

“Um dos fundamentos da UE é certamente a livre circulação de pessoas”

O eurodeputado Rui Tavares, disse esta quinta-feira que a repatriação de cidadãos europeus de etnia cigana que está a decorrer em França revela o "desfazer dos fundamentos" da União Europeia.
“Na União Europeia não há os ciganos e os não ciganos, há cidadãos da Roménia e da Bulgária, cidadãos de países que entraram na União Europeia”, afirma o eurodeputado Rui Tavares.

“Estamos a assistir, em diversos planos, ao desfazer dos fundamentos da União Europeia (EU) e um dos fundamentos da UE é certamente a livre circulação de pessoas”, disse à Lusa o eurodeputado independente eleito pelo Bloco de Esquerda.

A França começou esta quinta-feira as primeiras repatriações, para a Bulgária e a Roménia, de pessoas de etnia cigana em situação irregular no país, um processo que está a gerar polémica e acusações sobre a atitude xenófoba do governo de Nicolas Sarkozy.

“Estamos diante de um recrudescimento dos egoísmos nacionais”, indicou ainda o eurodeputado.

Rui Tavares condenou ainda atitudes parecidas do Governo italiano de Sílvio Berlusconi e advertiu que estas posições podem espalhar-se por outros países da UE.

Segundo o deputado europeu, “esta atitude que começou pelos ciganos, pode passar a ser para determinados países e para determinadas categorias profissionais.”

“Na União Europeia não há os ciganos e os não ciganos, há cidadãos da Roménia e da Bulgária, cidadãos de países que entraram na União Europeia”, declarou.

Rui Tavares sublinhou que países como França e Alemanha, nomeadamente, querem o acesso aos mercados, aos territórios, às vantagens que lhes interessaram, mas não querem partilhar o território com os demais cidadãos europeus. “Isto é de uma enorme hipocrisia”, comentou ainda o eurodeputado.

Cerca de 700 pessoas de etnia cigana deverão ser repatriadas para os seus países de origem – na maioria dos casos Bulgária e Roménia – de forma faseada no espaço de um mês, segundo anunciou na terça-feira o ministro do Interior francês, Brice Hortefeux.

Um total de 371 ciganos romenos serão repatriados até ao final de Agosto: 79 pessoas chegaram quinta-feira a Bucareste e 132 são esperadas esta sexta-feira em Timisoara (oeste) e na capital.

Uma terceira vaga de repatriamentos terá lugar em "finais de Setembro", precisou Hortefeux, que defendeu a medida, considerando arrogantemente que "não se trata de estigmatizar uma comunidade, mas sim de fazer respeitar a lei".
 

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
Comentários (1)