You are here

Bloco quer saber quais as escolas que o governo vai encerrar

Numa pergunta entregue na Assembleia da República, Ana Drago exigiu ao governo a publicação da lista das escolas do primeiro ciclo que irão encerrar no mês que vem, de forma a que as comunidades educativas "possam organizar as suas vidas".
As comunidades educativas ainda não sabem se é a sua escola que vai encerrar daqui a poucas semanas. Foto memoria.pt/Flickr

"O Bloco de Esquerda considera que o Ministério da Educação arrasta há demasiado tempo a publicação desta lista, imprescindível para que pais e encarregados de educação, assim como as próprias escolas e os seus profissionais, possam organizar as suas vidas e o próximo ano lectivo, que começa dentro de um mês", escreveu a deputada bloquista no requerimento dirigido à ministra da Educação.

A 23 de Julho, as direcções regionais divulgaram o número de escolas que o governo pretende encerrar e o ministério assumiu o compromisso de anunciar em breve quais seriam esses estabelecimentos de ensino. Isabel Alçada pretende fechar 701 escolas em todo o território, mais de metade das quais no norte do país.

Esta quinta-feira, o Ministério da Educação anunciou também o cancelamento do programa de Formação em Ensino Experimental das Ciências do 1º ciclo, que existe desde 2006 e por onde passaram, no ano lectivo de 2008/2009, 2940 professores de 1471 escolas.

"O programa termina porque cumpriu os objectivos", justificou uma fonte do Ministério ao jornal "Público", acrescentando que os programas para a Matemática e o Português vão manter-se.
 

Termos relacionados Política
(...)