You are here

Incêndios: Pedro Soares quer apoio à pequena agricultura

O deputado bloquista que preside à Comissão Parlamentar de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas visitou a serra da Gralheira, particularmente afectada pelos incêndios dos últimos dias. E vai propor medidas de apoio aos pequenos agricultores que tudo perderam.
Bloc defende medidas de apoio aos pequenos agricultores da serra da Gralheira. Foto mariag/Flickr

“Hoje passámos por várias povoações que vivem exclusivamente da agricultura e criação de gado. São 70 a 80 famílias e 2.000 cabeças de gado que não podem ficar em causa com estes incêndios”, defendeu o deputado do Bloco, considerando ainda "fundamental" a actividade agrícola no interior do país para a prevenção dos incêndios florestais.

Pedro Soares anunciou ainda que o Bloco de Esquerda irá propor, na na reabertura dos trabalhos da Assembleia de República, várias medidas de apoio à pequena agricultura atingida pelos incêndios.

Trata-se de uma "situação grave", afirmou Pedro Soares na segunda-feira à noite, quando se deslocou à serra da Gralheira. "Este incêndio na serra da Gralheira desde há vários dias que vem consumindo florestas e habitats naturais e ameaçando as populações”, prosseguiu o deputado que se encontrou no local com responsáveis da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) e com o Governador Civil de Viseu.

Pedro Soares defendeu a importância do reordenamento florestal para reduzir o risco de incêndio, dando os maus exmplos das “manchas enormes de espécies resinosas, como o eucalipto” que “dificultam extremamente o combate” aos fogos na floresta.

O incêndio que lavrou em mais de 2000 hectares de mato e floresta em São Pedro do Sul foi considerado dominado pelos bombeiros na manhã desta terça-feira, numa altura em que se encontram ainda no local 493 operacionais, 353 dos quais bombeiros, ajudados por quatro meios aéreos. Deste incêndio há a lamentar uma morte de um bombeiro de Alcobaça, quando o vceículo em que seguia se despistou.
 

Termos relacionados Ambiente
(...)