Berlusconi expulsa Fini

Após meses de crescentes conflitos, Berlusconi diz que não está disposto a aturar “um partido dentro do partido” e exige que Fini se demita de presidente da Câmara de Deputados.
Fini tem-se demarcado constantemente de Berlusconi e do seu governo

Há 16 meses Silvio Berlusconi, líder da “Forza Itália”, e Gianfranco Fini, chefe da Aliança Nacional, fundiram os dois partidos e criaram o partido “Povo da Liberdade” (PDL).

Nos últimos meses, as divergências entre ambos foram aumentando com as críticas de Fini a decisões e medidas tomadas pelo governo. Gianfranco Fini, que é presidente da Câmara de Deputados, procurou demarcar-se dos escândalos de corrupção em que o governo se vê envolvido, tendo mesmo pressionado para a demissão de dois ministros. Fini demarcou-se também da chamada “lei da mordaça” e expressou dúvidas sobre as reais intenções do governo para combater a máfia.

No dia 22 de Abril, numa reunião da direcção nacional do “Povo da Liberdade” transmitida em directo pela televisão (veja o vídeo), Berlusconi acusou publicamente Fini de falta de lealdade e de fazer uma oposição interna destrutiva.

Nesta quinta feira, o comité da presidência do PDL aprovou um documento onde critica duramente Fini, acusando-o de manter uma “crítica demolidora” ao governo e “um ataque sistemático directo contra a figura do presidente do governo”:

Em declarações públicas, Berlusconi disse que perdeu a confiança em Fini e acusou-o de “dissidência” constante, incompatível como os princípios do PDL. Berlusconi disse ainda: “temos tentado de todas as maneiras possíveis restabelecer o diálogo com Fini, mas não foi possível”. O primeiro ministro italiano disse ainda que considera que os “finianos” estão fora do partido, referiu que não teme que constituam um grupo parlamentar próprio e exigiu que Fini se demita de presidente da Câmara de Deputados.

A coligação no poder tem 344 deputados em 630 e os apoiantes de Fini dizem que contam com 35 deputados e 15 senadores.

Scontro tra Fini e Berlusconi