You are here

TVI corta cenas de beijos entre rapazes

Censura na série “Morangos com açúcar” terá sido decidida por director de programas. Nove associações falam de "retrocesso civilizacional" e pedem a reposição das imagens já gravadas.
"Esta decisão reduz a existência e os sentimentos destes adolescentes e propicia a invisibilidade”, diz a carta aberta. Foto de Matt Monath, FlickR

Nove associações de defesa dos direitos dos homossexuais, feministas, de jovens e sociais consideraram em carta aberta um "retrocesso civilizacional" o corte das imagens de beijos trocados entre dois rapazes na série juvenil da TVI "Morangos com Açúcar".

Segundo o Jornal de Notícias, o director de programas da TVI, André Cerqueira, "terá ordenado o corte das imagens que contivessem trocas de beijos entre dois jovens", Fábio e Nuno, interpretados pelos actores Miguel Santiago e Carlos Malvarez, apesar de as "cenas estarem gravadas".

Em carta aberta dirigida ao director-geral e administrador da estação televisiva, ao director-geral da produtora Plural Portugal e à administração da Media Capital, proprietária da TVI, as associações, – ILGA Portugal, PortugalGay, Panteras Rosa, Não Te Prives, ATTAC, PolyPortugal, rede Ex-aequo, Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens e UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta – pedem a reposição das imagens, considerando o seu cancelamento "um sinal triste de retrocesso civilizacional".

"Esta decisão reduz a existência e os sentimentos destes adolescentes e propicia a invisibilidade, veiculando a ideia de que são menos dignos do que os seus pares heterossexuais, sentimentos e pensamentos que levam à instabilidade emocional", sustentam as organizações.

Numa nota à comunicação social, a TVI refere que a estação e a Plural "não abdicam do seu direito, nem fogem da sua responsabilidade, de serem o último decisor em relação ao conteúdo das suas emissões".

Na carta aberta, as nove associações alertam que "a visibilidade positiva e a informação correcta sobre a orientação sexual e a identidade de género são aspectos cruciais na desmistificação destes assuntos, na educação de mentalidades e no desenvolver de uma personalidade e capacidades sãs entre jovens com uma orientação sexual minoritária".

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
(...)