You are here
Lei anti-imigrante é suspensa nos EUA

O bloqueio de três pontos fundamentais da lei SB-1070, incluindo a polémica obrigação dos policiais de comprovar o status migratório de uma pessoa que tenha sido detida por outras razões, foi motivo de festa para centenas de manifestantes que se concentraram em frente à Casa Branca na última quarta-feira. No mesmo dia, centenas de crianças de todo o país, filhos de imigrantes, pediram a Obama que deixe de deportar seus pais.
A juíza Susan Bolton considerou que a lei poderia conduzir à detenção indesejável de cidadãos de direito numa área em que o Governo federal tem autoridade exclusiva, e criticou a governadora do Arizona, Jan Brewer, por, "em vez de proporcionar a liderança" de que aquele estado "necessita para resolver o problema da imigração", ter assinado uma lei "que não conseguiu defender em tribunal e que gerou boicotes, ameaçou a indústria de turismo regional e polarizou o estado".
A suspensão entreposta por Bolton inclui os pontos que obrigavam os imigrantes a carregarem sempre consigo a documentação que demonstre que estão no país de maneira legal, e que transformavam em delito o facto de os imigrantes ilegais pedirem emprego em locais públicos.
Add new comment