You are here

Consumo de energia: China não admite ser nº 1 mundial

A Agência Internacional de Energia revelou que a China ultrapassou os EUA em energia consumida. Pequim nega e diz que os dados recolhidos pela AIE não são fiáveis.
O consumo de energia per capita nos EUA continua muito acima dos restantes países do planeta. Foto kafka4prez/Flickr

Segundo os números divulgados na segunda-feira pela AIE, a China consumiu em 2009 o equivalente a 2,252 mil milhões de toneladas de petróleo, cerca de 4% mais do que os Estados Unidos da América.

"Em 2000, os EUA consumiram duas vezes mais energia que a China. Agora a China consome mais do que os Estados Unidos", declarou o economista-chefe da AIE, Fatih Birol, ao Finantial Times. Uma afirmação contestada por fontes governamentais ligadas ao sector da energia chinesa: "Os dados que a AIE está a usar sobre a China não são fiáveis", diz Zhou Xi'an, da Administração Central de Energia da China.

A AIE estima o consumo de energia na China no ano passado em 2.25 mil milhões de toneladas de petróleo, mas o Instituto Nacional de Estatística calcula esse consumo em 2.13 mil milhões de toneladas, o que a deixaria ainda em segundo lugar, dado que os EUA gastaram 2.17 mil milhões.

A disparidade nos dados em que ambas as instituições se baseiam pode explicar a diferença nos números finais, mas é certo que a tendência é para a China se tornar o maior consumidor e mais cedo do que se previa. No entanto, se a medição de consumo for per capita, os EUA levam grande distância enquanto maiores gastadores de energia.

Zhou Xi'an criticou ainda a "falta de compreensão" da AIE para com os esforços para conter as emissões de carbono no país, preferindo destacar o facto da China ser a maior potência no que respeita a capacidade hidroeléctrica, consumo de água aquecida com energia solar e energia nuclear.

Termos relacionados Ambiente
Comentários (1)