Sindicato denuncia situação laboral na Base das Lajes

Cinco bombeiros foram convidados a aceitar postos de trabalho em categoria profissional inferior para evitarem o despedimento. Sindicato teme que "esta situação se alastre a outras categorias".

Segundo a agência Lusa, o Sindicato dos Trabalhadores da Alimentação, Comércio, Escritórios e Serviços (SABCES) dos Açores denunciou a situação a que estão a ser sujeitos os trabalhadores portugueses da Base das Lajes.

Victor Silva, dirigente do SABCES/Açores, exemplificou a situação com o caso de um 'chefe de viatura' dos bombeiros, que foi considerado "inapto definitivamente para o desempenho das funções", sendo-lhe oferecido em alternativa ser 'caixeiro' num dos bares da base. O salário deste trabalhador (1814,69 euros) manter-se-á, mas os futuros aumentos serão de metade do previsto até que o trabalhador passe a ganhar o montante da categoria inferior que agora lhe querem impor. Os norte-americanos pretendem impor a baixa de funções já a 1 de Agosto, sob pena de rescindirem o contrato caso os trabalhadores não acatem a imposição.

O dirigente sindical diz que "o pânico está instalado" entre os trabalhadores, "que se sujeitam a situações injustas, com danos pessoais e materiais", receia que os casos se tornem frequentes e defende que as entidades portuguesas envolvidas, nomeadamente a segurança social, devem intervir.

Victor Silva acusa os responsáveis governamentais de se alhearem da situação e critica a Comissão Bilateral Portugal/EUA, que considera ser "o pior que podia ter acontecido aos trabalhadores portugueses" da Base das Lajes, já que a sua "incompetência tem sido lesiva dos seus direitos e interesses".

Termos relacionados Sociedade