You are here

FMI e UE suspendem negociações com a Hungria

O FMI e a União Europeia estão a pressionar o governo húngaro a fazer mais cortes nas despesas públicas para reduzir o défice. A moeda da Hungria, o forint, deve cair nos mercados financeiros.
Forint, a moeda húngara - Foto de Iwan Gabovitch/Flickr

O Fundo Monetário Internacional (FMI), a União Europeia (UE) suspenderam neste sábado as negociações sobre o programa de “auxílio” acordado em 2008 à Hungria, quando era suposto terminarem no início desta semana.

A suspensão das negociações significa que a Hungria não poderá aceder aos fundos que ainda não foram utilizados do empréstimo de 25,1 mil milhões de euros garantidos então pela UE e o FMI.

O FMI considera que os objectivos anteriormente fixados à Hungria, de um défice orçamental de 3,8% do PIB em 2010 e de menos de 3% em 2011, são “uma base apropriada para o necessário processo de consolidação e sustentabilidade da dívida”, mas exige que a Hungria tome “medidas suplementares” para garantir esses objectivos.

O governo de direita da Hungria, saído das eleições de Abril passado, pretende garantir o acordo com FMI e UE até ao final deste ano e obter um novo acordo para 2011 e 2012.

O comissário europeu dos assuntos económicos e monetários, Olli Rehn, declarou à comunicação social que a Hungria tem um crescimento económico positivo, valorizou os objectivos de redução do défice para 2010, mas acrescentou que “a correcção do défice excessivo a partir do próximo ano necessitará de decisões difíceis, nomeadamente em matéria de despesas”.

Na passada sexta feira, um euro trocava-se por 282 forints. Os analistas estimam que a moeda húngara se desvalorize significativamente nesta segunda feira nos mercados financeiros.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)