You are here

Viagens Marsans: Bloco pede explicações a Bruxelas

A agência de viagens Marsans fechou 30 lojas em Portugal e em Espanha a situação é idêntica. A eurodeputada Marisa Matias pretende saber da Comissão Europeia o que pretende fazer perante um caso de violação dos direitos dos trabalhadores e dos consumidores.
Situação no grupo Marsans "é uma clara violação dos direitos dos consumidores e dos trabalhadores na União", diz Marisa Matias. Foto Daquella manera/Flickr

A agência de viagens Marsans encerrou as suas 30 lojas em Portugal sem qualquer aviso prévio e sem que tenha emitido os devidos talões de viagem ou pago aos operadores. Situação idêntica ocorre em Espanha. Vários clientes ficaram assim impedidos de realizar a viagem que antes tinham pago, tendo já sido apresentadas várias queixas reportando valores de 600 a 6500 euros. De acordo com os funcionários da empresa, há um total de três mil clientes com viagens reservadas através da Marsans para os próximos meses.

O grupo Marsans foi comprado por 600 milhões de euros pela Posibilitum Business, grupo que se tem especializado na compra de empresas em dificuldades para posterior revenda. O objectivo do novo proprietário é vender activos, redimensionar as actividades e efectuar um corte e custos e recursos para devolver a rentabilidade no menor prazo possível, o que implica o despedimento de grande parte dos trabalhadores.

Perante este quadro, a deputada Marisa Matias, membro do grupo da Esquerda Unitária eleita pelo Bloco de Esquerda, dirigiu-se por escrito à Comissão Europeia pedindo informações sobre o que o organismo chefiado por Durão Barroso pretende fazer para defender os direitos dos trabalhadores e dos cllientes da agência. A eurodeputada salienta que o incumprimento dos compromissos contratualizados com os clientes e dos direitos laborais "é uma clara violação dos direitos dos consumidores e dos trabalhadores na União".

É o seguinte o teor das perguntas de Marisa Matias:

1 – Que medidas vai a Comissão tomar para garantir que a Marsans cumpre os compromissos com os seus clientes, nomeadamente através da realização das viagens pagas ou da devolução das verbas pagas? 

2 – Que medidas vai a Comissão tomar para proteger os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores da Marsans?


Artigo publicado no portal do Bloco no Parlamento Europeu.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)