You are here

Defesa do SNS “é uma das minhas bandeiras"

Num encontro com personalidades da área da saúde, Manuel Alegre disse que a Constituição da República tem de ser cumprida e que o Serviço Nacional de Saúde tem de ser “preservado, defendido e valorizado”.
Manuel Alegre no encontro com personalidades da área da saúde – Foto de Mário Cruz/Lusa

O candidato presidencial encontrou-se com cerca de 30 personalidades da área da saúde, entre os quais professores universitários, directores hospitalares e especialistas com carreira relevante no sistema público de saúde.

Segundo a agência Lusa, Manuel Alegre declarou no início do encontro: “Venho aqui sobretudo para ouvi-los, quando se sabe que o Serviço Nacional de Saúde presta cuidados a 80 por cento da população portuguesa, é a conquista mais profunda da democracia portuguesa e, em época de crise, é mais necessário do que nunca”.

O candidato presidencial afirmou que a defesa do SNS “é uma das minhas bandeiras e um dos objectivos essenciais da minha campanha", sublinhando que "não pode ser posto em causa de maneira nenhuma e, aliás, não vejo qualquer necessidade de se fazer uma revisão constitucional, embora isso seja uma questão dos deputados”.

Depois de Manuel Alegre, Constantino Sakellarides afirmou que a “liberdade uma ideia central do sistema de saúde”.

Sakellarides considerou também “que a inclusão é um aspecto fundamental na saúde”, assinalou que Portugal “tem desigualdades crónicas na saúde” e destacou que o país “tem de ser mais igual na saúde”.

A concluir, Sakellarides afirmou: “A inclusão faz-se através de um cidadão mais informado e mais capaz de compreender as opções. As ideias centrais que há para o sistema de saúde casam muito bem com os valores do candidato presidencial Manuel Alegre”.

Termos relacionados Política
(...)