Sétima greve geral na Grécia

As centrais sindicais gregas convocaram, para esta quinta feira, uma greve geral para lutar contra o aumento da idade da reforma e o abaixamento do valor das pensões.
Foto de manifestação em Atenas na greve geral de 29 de Junho de 2010 – Foto de Panagiotis Moschandreou/Epa/Lusa

A greve geral é convocada pelas centrais sindicais Adedy (função pública) e GSEE (sector privado) e visa protestar contra as alterações ao sistema de reformas que o PASOK, maioritário no parlamento, irá aprovar. A proposta do governo do PASOK aumenta a idade de reforma para os 65 anos, aumenta o número de anos de descontos obrigatórios de 35 para 40 anos e diminui o montante médio das pensões de reforma.

Esta greve geral será a sétima que os trabalhadores gregos fazem este ano e deverá afectar fortemente todos os sectores, nomeadamente os transportes, prevendo-se que o transporte aéreo seja muito afectado. O transporte ferroviário pára a partir das 24 horas desta quarta feira, assim como as ligações por barco entre a Grécia continental e as ilhas gregas. Os jornalistas também pararão, prevendo-se um “apagão informativo” de 24 horas.

A greve será acompanhada de manifestações em Atenas e nas principais cidades do país.