You are here

Agência Marsans: Clientes sem viagens, 100 trabalhadores no desemprego

A agência de viagens Marsans, parceira do grupo Auchan, mandou fechar lojas no fim de semana, sem entregar bilhetes às pessoas que lhe tinham comprado pacotes de viagens. Mais de 100 trabalhadores vão para o desemprego.

A agência de viagens Marsans é uma empresa espanhola, com 30 lojas em Portugal (e ainda agências associadas) e que tem uma parceria com o grupo Auchan, proprietário das marcas Jumbo e Pão d'Açúcar.

Na passada sexta feira, o gerente da Marsans para Portugal, José Vicente Semper, mandou um e-mail para as lojas, no qual segundo o Jornal de Notícias deste domingo, ordenava o encerramento das lojas durante o fim de semana e deixava ao critério de cada uma avisar ou não os clientes de que a agência não lhes garantia as viagens que já tinham pago. Se informassem os clientes, deviam fazê-lo de fora das lojas, ordenava o gerente. Segundo o jornal Correio da Manhã, haverá milhares de pessoas burladas e mais de 100 trabalhadores serão lançados no desemprego.

Apesar de nas lojas do grupo Auchan aparecer a publicidade “Viagens Auchan by Marsans”, o seu director financeiro, Ricardo Fonseca, disse à RTP que "o grupo Auchan tem um contrato com a Marsans de utilização da marca. O grupo Auchan não tem uma relação com a Marsans em termos de accionistas ou na gestão. Não há qualquer participação do grupo Auchan na Marsans, são duas empresas completamente independentes". Ricardo Fonseca acrescentou que o grupo Auchan está empenhado em “encontrar soluções junto da Marsans para que honre os seus compromissos com os clientes".

Há cerca de um mês a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) não renovou a licença da Marsans para a venda de bilhetes de avião, porque o grupo terá deixado de cumprir os requisitos financeiros estabelecidos.

Os trabalhadores da Marsans Lusitana emitiram um comunicado no sábado de manhã, onde se solidarizam com os clientes, e deverão manifestar-se esta segunda feira em Lisboa.

Termos relacionados Sociedade
Comentários (6)