You are here

Sata: Greve com grande adesão

A greve de quatro dias dos tripulantes de cabine da Sata, em defesa do acordo de empresa, está a ter grande adesão. A transportadora aérea, com os serviços mínimos, apenas transportará 12% dos passageiros que movimenta normalmente.

A greve iniciou-se na passada sexta feira e prolonga-se até segunda feira. Nos quatro dias de greve apenas estão a ser assegurados os serviços mínimos, pelo que, segundo a agência Lusa, dos 220 voos previstos apenas se realizarão cerca de 50 e dos 17.000 lugares disponíveis apenas cerca de 2.000 passageiros serão transportados.

No sábado, segundo dia de greve, o Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), que convoca a greve, emitiu um comunicado onde reafirma que nesta greve está em causa o acordo de empresa, salientando que a Sata-Air Açores “insiste em ‘congelar’ a evolução na carreira dos seus tripulantes de cabine, pretendendo substituir chefes de cabine por assistentes/comissários de bordo em todas as situações possíveis”. O sindicato rejeitou uma proposta da empresa para regulamentação das circunstâncias em que tais substituições, de carácter temporários, poderiam ocorrer.

Para o SNPVAC, a aceitação da proposta da administração da companhia permitiria “legalizar” procedimentos de mobilidade funcional que vão “para além dos limites estabelecidos no Código de Trabalho”.

Termos relacionados Sociedade
(...)