You are here

Buala.org, a nova casa da cultura africana contemporânea

Buala.org é o primeiro portal interdisciplinar de reflexão, crítica e documentação das culturas africanas contemporâneas em língua portuguesa, com produção de textos e traduções em francês e inglês. Por Marta Lança.
Buala significa casa, aldeia, a comunidade onde se dá o encontro.

Buala (em quimbundo Bwala) significa casa, aldeia, a comunidade onde se dá o encontro. A geografia do projecto responde ao desenho da proveniência das contribuições, certamente mais nómada que estanque. A língua portuguesa, aqui celebrada na diversidade de Portugal, Brasil e África, dialoga com o mundo, dando a conhecer melhor as singularidades e desenhando pontes possíveis.

Num mês de actividade os comentários muito positivos e a adesão dos leitores e colaboradores, de todos os países de língua portuguesa e de muitos outros lugares do mundo, tem sido um sinal de que esta é uma plataforma muito necessária, pondo lado a lado africanos e estudiosos de África, autores conhecidos com novas vozes e as áreas de actuação contaminando-se umas às outras.
 
Buala.org
pretende inscrever a complexidade do vasto campo cultural africano e diáspora negra em acelerada mutação económica, política, social e cultural. Entendemos a cultura enquanto sistemas, comunidades, acontecimento, sensibilidades e fricções. Políticas e práticas culturais, e o que fica entre ambas.
Problematizar questões ideológicas e históricas, entrelaçando tempos e legados, diagnosticar os grandes desafios do continente e os protagonistas da cultura africana, pensar novos paradigmas que subvertam as tão instaladas relações de poder e dependência, são alguns dos objectivos.
 
Desejamos criar novos olhares, despretensiosos e descolonizados, a partir de vários pontos de enunciação da África contemporânea.

O BUALA pretende criar uma rede de trabalho consistente entre profissionais da cultura e do pensamento, artistas, agentes culturais, investigadores, jornalistas, escritores, curiosos, viajantes, e os etcs todos. O seu funcionamento depende, portanto, da colaboração das pessoas. Vimos por isso apresentar o Buala e apelar à vossa colaboração: esperamos artigos (publicados ou inéditos), imagens, sugestões, para podermos todos os dias oferecer novidades de conteúdos.
 


Marta Lança, pela equipa do BUALA.    
 

Termos relacionados Sociedade
(...)