You are here

Novo atentado no Afeganistão

Taliban atacaram organização americana de ajuda ao desenvolvimento, em Kunduz, no dia da chegada do general David Petraeus ao país.
O general David Petraeus

Quatro pessoas morreram nesta sexta-feira, num atentado suicida reivindicado pelos taliban contra as instalações de organização americana DAI, de ajuda ao desenvolvimento, em Kunduz, Afeganistão.

O tentado foi praticado por quatro militantes suicidas que invadiram as instalações da organização. Dois deles conseguiram accionar os cintos de explosivos. O primeiro explodiu na entrada e o segundo no interior dos escritórios.

Um agente de segurança e um polícia afegãos morreram. Dois atacantes foram abatidos pelas forças de segurança antes de se fazerem explodir. Dois estrangeiros que trabalhavam para a DAI morreram no ataque – um deles seria um agente de segurança alemão.

O atentado foi reivindicado pelos taliban.

Na quarta-feira, os talibam já tinham desencadeado um ataque com carro-bomba e rockets contra uma importante base militar da Nato em Jalalabad, leste do Afeganistão.

O atentado ocorrer no mesmo dia em que chega ao país o general David Petraeus, um dia depois de sua nomeação para comandar as tropas dos EUA ter sido confirmada pelo Senado norte-americano.

A nomeação de Petraeus pode ser a última tentativa de Washington encerrar um conflito cada vez mais dispendioso e com baixas crescentes. Uma cerimonia formal de troca de comando será realizada nos próximos dias, informaram autoridades das forças militares.

Durante Junho, o número de baixas (102) das forças da Nato superou amplamente o número de 77 mortos em Agosto de 2009, até agora o mês mais letal desde o começo da guerra em 2001.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)