You are here

Sócrates e Jardim de acordo com off-shore da Madeira

José Sócrates e Alberto João Jardim reuniram, neste Domingo no aeroporto do Funchal, e concordaram com a continuação da Zona Franca da Madeira.
Sócrates com Alberto João Jardim - Foto António Cotrim/Lusa (arquivo)

Segundo a agência Lusa, Alberto João Jardim declarou à comunicação social que “foi uma reunião de trabalho muito útil para se assentar ideias para acertar o futuro da Zona Franca da Madeira”, acrescentou que os governos regional e da república estão de acordo com a sua continuidade e garantiu que “ninguém pretende fechar” o off-shore da Madeira.

“Pelo contrário vai ser preciso até acertar um novo modelo ainda mais eficiente”, disse, acrescentando existir um acordo com o primeiro ministro nesse sentido.

Jardim referiu também que “Portugal ganha zero com as empresas que viriam para a Zona Franca porque não pagam impostos internos”, mas “o Governo da República não julga oportuno a apresentação de uma nova proposta de Zona Franca, que dá ideia de um país aflito, estando a União Europeia a pedir novos benefícios fiscais [na Zona Franca], depois do governo português aumentar internamente impostos”.

O presidente do Governo Regional da Madeira diz que as alterações devem ser feitas noutra altura, propondo um “modelo definitivo” a Bruxelas, “com toda a força e apoio do Estado português com as vantagens que são importantes a Zona Franca ter”.

Termos relacionados Política
(...)