You are here

Movimento contra a exclusão dos bolseiros estrangeiros

A Fundação para a Ciência e Tecnologia aprovou um regulamento de bolsas que na prática exclui os investigadores estrangeiros de desenvolver projectos em Portugal. Os bolseiros contestam a medida e o Bloco apresentou uma proposta no parlamento para impedir que tal aconteça.
Movimento contra a exclusão dos bolseiros estrangeiros arranca na internet

"Com a aprovação do Regulamento de atribuição de bolsas deste ano, a FCT agrava as condições de desenvolvimento da Ciência em Portugal, dificultando ao máximo a atracção para as instituições nacionais de investigadores e estudantes altamente qualificados provenientes de outros países", diz o projecto de resolução entregue esta quarta-feira na Assembleia da República pelo deputado bloquista José Soeiro.

Soeiro defende "o predomínio de critérios científicos e de mérito do candidato no acesso a bolsas de investigação para programas de Doutoramento" e propõe aos deputados que aprovem uma recomendação ao governo no sentido da "não inclusão no Regulamento da FCT de normas que contenham enunciados discriminatórios e xenófobos nos procedimentos a ter em conta nos processos de candidatura a bolsas da instituição e que impeçam, explicitamente ou através da exigência de títulos de residência anteriores ao início do projecto de investigação, o acesso de investigadores estrangeiros às bolsas de Doutoramento".

"Se a “fuga de cérebros” é já uma realidade no nosso panorama científico, devido à extrema dificuldade em viver da actividade científica em Portugal, empobrecendo de forma irremediável a Ciência que se produz no nosso país, o novo Regulamento da FCT vem permitir que em Portugal se dispense, com base em critérios totalmente discricionários relativos à origem territorial dos cidadãos interessados, a massa de investigadores científicos que potencialmente podiam escolher as instituições portuguesas para desenvolver os seus projectos de doutoramento", diz ainda o projecto de resolução.

A mobilização contra este regulamento da FCT também chegou à internet, com o surgimento dum blogue e o anúncio dum debate público no dia 2 de Junho nas instalações do Centro de Estudos Sociais (Picoas Plaza, Lisboa). Estará presente um representante da FCT para debater com Boaventura Sousa Santos, José Luís Cardoso, José Bragança de Miranda, Marta Moita e representantes de diversas associações de bolseiros.
 

Termos relacionados Política
(...)