Portagens nas SCUT: protestos começam esta segunda

23 de May 2010 - 17:49
PARTILHAR
Marcha lenta de automóveis em protesto. Foto de rreis, FlickR

As comissões de utentes contra a introdução de portagens nas SCUT (auto estradas sem custo para o utilizador) Costa de Prata, Norte Litoral e Grande Porto manifestam-se a partir desta segunda feira, realizando marchas lentas em dias diferentes.

O protesto começa com a realização de uma marcha lenta dos utentes da Costa de Prata, na A29, nesta segunda feira.

Na quarta feira, haverá o desfile na A41/A41 (SCUT do Grande Porto): e no dia 2 de Junho realizar-se-á a marcha lenta na SCUT Norte Litoral, na A28.

As comissões de utentes afirmam que vão manter os protestos até que o governo recue na decisão de cobrar portagens naquelas três SCUT.

José Ferreira, da comissão de utentes da A29, disse à Lusa que espera a adesão de "algumas dezenas" de condutores na marcha de segunda feira, que tem início em Coimbrões, Gaia, e termina em Ovar/Norte: "A situação [financeira] do país tem piorado a olhos vistos", disse, acrescentando que aquela zona não tem vias alternativas, sendo desejável que o Governo "não avance" com o portajar da via.

Gonçalo Oliveira, do movimento de utentes da A41/A42, disse que a marcha lenta que terá lugar na quarta feira naquela SCUT "será uma forma de os utentes manterem viva a sua indignação e demonstrarem a sua incompreensão" à introdução de portagens.

"Acreditamos que a nossa luta tem atrasado a introdução das portagens, apelando assim a todos os que estão do nosso lado a se juntarem neste novo desfile", acrescentou.