Sindicato dos Enfermeiros alerta para risco de ruptura

Para o SEP as medidas de austeridade decididas pelo Governo podem gerar uma ruptura nos serviços de saúde. Ministra afirma que vai ser preciso “gerir melhor” os recursos do sector.
Foto Paulete Matos

Em nota divulgada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses, a estrutura sindical afirma que caso as medidas de austeridade decididas pelo Governo sejam aplicadas ao sector “de forma cega e indiscriminada” haverá uma ruptura nos serviços. Em causa estão, por exemplo, o contrato de cerca de 2500 enfermeiros.
“O anúncio do congelamento das admissões na Administração Pública implicará o despedimento de mais de 2500 enfermeiros que hoje exercem funções permanentes nas mais diversas instituições do sector público administrativo, nomeadamente nos Cuidados de Saúde Primários e cujo contrato cessa a 31 de Julho” afirmou o sindicato.
A preocupação também é partilhada pela Ordem dos Enfermeiros, que afirmou que as medidas de austeridade não podem criar uma maior desigualdade no acesso aos cuidados de saúde, e pelo director da Escola Nacional de Saúde Pública, Constantino Sakellarides, que na quinta-feira afirmou que a existência do SNS pode estar em risco caso o Governo corte nos recursos humanos.
“Estamos em tempo de crise, é necessário conter a despesa, mas espero que o Governo seja inteligente nessa matéria para perceber que é possível conter gastos em muitos aspectos, mas não o deve fazer nos recursos humanos da saúde”, disse à agência Lusa Constantino Sakellarides.
No início da semana o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) também tinha manifestado preocupação com o impacto das medidas de contenção no SNS, alertando que há profissionais a trabalhar no limite, colocando em risco a sua “sanidade mental e física”.
Em resposta aos alertas sobre os resultados da aplicação do plano de austeridade do governo na área da saúde, a Ministra Ana Jorge afirmou: “Com aquilo que temos vindo a fazer vamos conseguir garantir os cuidados de saúde”, “Vamos gerir melhor e vamos ter o envolvimento dos profissionais e também das pessoas” completou.

Termos relacionados Sociedade