You are here
A nova direita populista europeia
A crise europeia serviu de oportunidade para a extrema-direita romper com o seu tradicional acantonamento político. Refinou o discurso e ganhou popularidade. Para além do perigo da sua chegada ao poder, esta nova direita populista manipula, cada vez mais, as agendas nacionais. Dossier coordenado por Fabian Figueiredo.

A líder da Frente Nacional francesa, Marine Le Pen, com o seu pai, Jean-Marie Le Pen, num comício da campanha presidencial em Marselha.
Neste dossier, analisamos a reconfiguração da direita radical europeia, os partidos que a integram, como se prepara para as eleições ao Parlamento Europeu de maio e as explicações para a sua ascensão no velho continente. Cecília Honório debate os riscos do populismo no debate europeu e Alda de Sousa escreve sobre a atuação política da direita populista no Parlamento Europeu. Procuramos as razões para a popularidade do partido de Marine Le Pen e o que representa o UKIP do britânico Nigel Farage. Por último, abordamos o reforço e a agenda dos partidos fascistas na Grécia e na Ucrânia.
(...)
Add new comment