You are here

Veja as chagas abertas pelas pedreiras na Arrábida

Pedreira da Arrábida. Foto de Paulete MatosFrancisco Louçã reuniu a imprensa para exibir aquilo que todos sabem mas pouco vêem: as chagas grotescas abertas pelas pedreiras no Parque Natural da Arrábida. Num passeio de helicóptero sobre a Arrábida, é possível verificar como a natureza luxuriante se transforma de repente numa visão lunar.

Veja a galeria de fotos aéreas das pedreiras da Arrábida

Leia também:

Arrábida: BE diz que governo confirma acusação

Entretanto, o Sol Online afirma que a Secil tem luz verde para aumentar as pedreiras, já que o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) revogou a decisão tomada pela comissão directiva do Parque Natural da Arrábida e deu luz verde à alteração das cotas de exploração da SECIL nas pedreiras do Outão.

O artigo de Ioli Campos e Pedro Guerreiro afirma que alteração vai prolongar a vida útil da exploração das pedreiras do ano de 2021 até 2044 e que a decisão foi comunicada à SECIL e ao Ministério da Economia a 13 de Julho pelo ICNB, dois meses e meio depois de a extinta Comissão Directiva do Parque Natural da Arrábida (PNA) ter dado parecer negativo ao projecto.

"Esta decisão permite duplicar o volume de extracção previsto em 2000, de 18 milhões de m3 para 36 milhões de m3 de massa mineral, o que prolonga a vida útil da exploração", diz o artigo.

 

 

Pedreira da Arrábida. Foto de Paulete Matos

 Pedreira da Arrábida. Foto de Paulete Matos
 Pedreira da Arrábida. Foto de Paulete Matos  Pedreira da Arrábida. Foto de Paulete Matos
 Pedreira da Arrábida. Foto de Paulete Matos  Pedreira da Arrábida. Foto de Paulete Matos
Termos relacionados Política