You are here

UE prevê que Portugal entre em recessão técnica no final deste ano

Graffiti sobre a criseA Comissão Europeia prevê que Portugal entre em recessão técnica no final de 2008, assim como o conjunto dos países da União Europeia a 27.
A deputada do Bloco de Esquerda Alda Macedo considerou que este cenário é muito mais dramático do que o Governo tinha previsto e alertou para as consequências da discrepância entre as previsões do Governo e as de Bruxelas, nomeadamente no que toca à taxa de desemprego e ao acesso das pessoas aos serviços públicos.

Segundo as previsões da Comissão Europeia, a economia portuguesa vai crescer 0,5% em 2008 e 0,1% em 2009. O Governo prevê 0,8% este ano e 0,6% no próximo ano.

Alda Macedo, em declarações à Lusa, salientou: "Em Portugal, cerca de 40 por cento dos desempregados de longa duração não têm qualquer prestação social de apoio. Isto significa que as pessoas se vêem confrontadas com necessidades que têm a ver com habitação, saúde ou educação para as quais não têm recursos nem capacidade".

Alda Macedo considerou que é precisa uma mudança das políticas do Governo, dirigindo-as para a resolução dos problemas das pessoas.

Termos relacionados Política