You are here

Turquia: Líder do ÖDP (partido da esquerda turca) foi eleito deputado

Mehmet Ufuk UrasMehmet Ufuk Uras, líder do ÖDP, Partido da Liberdade e da Solidariedade, foi eleito deputado nas eleições legislativas realizadas neste Domingo na Turquia. Ufuk Uras concorreu como independente na primeira circunscrição de Istambul. O ÖDP, que é um partido da esquerda turca, membro do partido da esquerda europeia e das esquerdas anti-capitalistas, apresentou os seus candidatos, mas apoiou também um conjunto de candidatos de esquerda, que se uniram e concorreram como independentes. Na apresentação das candidaturas, Ufuk Uras afirmou: "Vamos tentar entrar na Assembleia atravessando um túnel", referindo-se à apresentação de candidaturas independentes para ultrapassar a lei, que não permite que um partido com menos 10% de votos a nível nacional eleja deputados.

Um conjunto de personalidades, de movimentos e partidos da esquerda turca decidiram apresentar candidaturas independentes, para ultrapassar a cláusula de barreira dos 10% (ver notícia em turquieeuropeenne.eu). Estas candidaturas tiveram o apoio do ÖDP, do SDP (Partido da Democracia Socialista) e do EMEP (Partido do Trabalho) e de diversas associações e movimentos sociais democráticos e da esquerda turca. Em certos casos apoiaram candidatos curdos e receberam o apoio do partido curdo DTP, Partido para uma Sociedade Democrática.

Como resultado das candidaturas independentes foram eleitos 24 deputados curdos, ligados ao DTP e Ufuk Uras.

Segundo noticia o site turkishdailynews, Baskim Oran, um conhecido intelectual de esquerda e professor de ciência política, que concorreu também como independente em Istambul, mas não foi eleito, declarou "Rompemos com a tradição". Baskim Oran afirmou ainda que "os candidatos independentes agiram para criar uma alternativa aos políticos de artérias bloqueadas" e acrescentou: "O povo não correspondeu ao nacionalismo e à pressão do exército. Uma possível coligação CHP (Partido Republicano do Povo, nacionalista) - MHP (Partido da Acção Nacionalista, ultra-nacionalista de extrema direita) tem menos de 50%. Na nossa campanha eleitoral, rompemos com uma tradição política de 600 anos".

Ler notícia anterior sobre as eleições legislativas na Turquia:

Turquia: partido do governo ganha, curdos elegem deputados

Termos relacionados Internacional