Trabalhadores dos hipermercados vão entrar em greve

ANDRE KOSTERS / LUSAO pré-aviso de greve, agendada para a véspera de Natal, será entregue pelos trabalhadores, que questionam a proposta apresentada pela Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED).

Os trabalhadores dos hipermercados vão estar em greve na véspera de natal em protesto contra a proposta apresentada ela APED, que defende o aumento do período normal de trabalho até às 60 horas semanais. A proposta prevê ainda uma actualização salarial acumulada de um por cento em 2009 e 2010, e mais contratos a termo. Os super e os hipermercados pretendem ainda que este aumento de horas seja comunicado de véspera aos trabalhadores, não contando para efeitos de trabalho suplementar.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), Manuel Guerreiro, considera que os trabalhadores nunca tínhamos sido confrontados de forma tão brutal e violenta como esta, e que com estes horários os trabalhadores do comércio “passariam a ser os escravos do século XXI”. Duzentos e vinte delegados sindicais estiveram reunidos em Lisboa e deliberaram pela paralisação no dia 24 de Dezembro. O sector conta com mais de 81 mil trabalhadores.

Termos relacionados Sociedade