You are here

Trabalhadores dos CTT fazem greve e manifestação

CTTOs trabalhadores dos CTT estão em greve nestas terça e quarta-feira e manifestam-se em Lisboa em defesa do Acordo de Empresa, dos direitos adquiridos e de "aumentos justos para todos". Este ano, os trabalhadores dos CTT já fizeram cinco dias de greve. Em comunicado distribuído, o sindicato SNTCT alerta para a perda de poder de compra que sofreram os trabalhadores nos últimos dois anos: a inflação acumulada foi de 6,1%, e milhares de trabalhadores só foram aumentados 1,5%, e outros tantos 4,3%.

À agência Lusa, o sindicalista Vítor Narciso acusou a administração dos CTT de ter tido um comportamento incorrecto com os trabalhadores, ao pôr em causa alguns dos seus direitos, tais como o direito à contratação colectiva ou o respeito pela representação sindical contra discriminações ao nível dos salários. Denunciou ainda a existência de pressões e chantagem por parte da administração da empresa.

O SNTCT denuncia ainda que a administração quer impor a todos os trabalhadores abrangidos pelo Acordo de Empresa, que são 8.000, um acordo que foi assinado por quem representa apenas 3.500 e que retira direitos fundamentais, baixa salários, acaba com as promoções automáticas, altera os horários de trabalho para evitar o pagamento de horas extraordinárias e impõe a mobilidade geográfica, com perdas para os trabalhadores.

Veja o comunicado do sindicato em formato PDF

Termos relacionados Sociedade