You are here

Teste nuclear Coreia do Norte

CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU A CAMINHO DE ACORDO
thumb_testenuclearOs cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU estão próximos de chegar a acordo sobre um projecto de resolução que condene a Coreia do Norte pelo seu teste nuclear. O Japão já decretou sanções. Os presidentes da China e da Coreia do Sul encontram-se hoje em Beijing numa cimeira entre os dois países.

Os cinco membros do Conselho de Segurança da ONU (China, Estados Unidos da América, França, Grã-Bretanha, Rússia) e o Japão aproximaram posições numa reunião entre embaixadores dos respectivos países na ONU realizada ontem, 12 de Outubro, e destinada a preparar um projecto de resolução a ser adoptado pelo Conselho de Segurança, provavelmente amanhã.

À saída do encontro o embaixador americano John Bolton salientou que as principais objecções expressas pela China e pela Rússia foram ultrapassadas e afirmou "Não quero dizer que tenhamos chegado já a um acordo, mas muitas divergências significativas foram resolvidas". O embaixador francês declarou: "creio que estamos próximos de um acordo".

O projecto de resolução americano condena o teste nuclear, exige que a Coreia do Norte não faça qualquer outro ensaio nuclear, nem lance nenhum míssil balístico e limita as sanções a medidas não militares.

O Japão decidiu entretanto aplicar sanções contra a Coreia do Norte a partir das zero horas de hoje, 6ª feira. Impôs a suspensão completa de importações de produtos norte-coreanos e interditou os seus portos a navios da Coreia do Norte.

Os presidentes da China, Hu Jintao, e da Coreia do Sul, Roh Moo-hyun, vão hoje encontrar-se numa cimeira em Beijing, marcada antes do teste nuclear da Coreia do Norte, mas que deve também pronunciar-se sobre a ameaça nuclear norte-coreana.

Termos relacionados Internacional