You are here

SPGL: Lista A vence com mais de 60% dos votos

A Lista A voltou a vencer as eleições no maior sindicato do paísContabilizados todos os votos, a Lista A - afecta à anterior direcção e que congrega diversas correntes políticas e sindicais - venceu as eleições para o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, com 63%, 3813 votos. A Lista B - que apoiou Mário Nogueira para Secretário Geral da Fenprof no último congresso da estrutura sindical - ficou-se pelos 2122 votos.  


Votaram cerca de 6500 professores, cerca de 36% do universo dos sócios do SPGL. A lista A - liderada por António Avelãs - venceu todas as direcções regionais, e quase todas as direcções de zona, à excepção de Oeiras/Cascais e de Santarém-Oeste.

"Constituída por sindicalistas de várias sensibilidades político-sindicais, advogando um sindicalismo de luta e negociação, alicerçado em tomadas de posição resultantes de constantes audições a toda a classe, a futura direcção compromete-se a continuar a luta pela dignificação da profissão docente num quadro de união de todos os professores e de recusa de tutelas político-partidárias de qualquer origem" afirmam os vencedores.

Manuel Grilo, membro da Lista A, em declarações ao Esquerda.net, acrescenta que a vitória se deveu em grande parte "à pluralidade e à abertura em relação à novidade" e ao "intenso trabalho produzido junto dos professores e das escolas". E para o futuro, o dirigente sindical sublinha a "urgência de mobilizar para as lutas necessárias para vencer a ofensiva do ministério contra os professores e as escolas". Lançar pontes com os outros sindicatos da Administração Pública para combater as políticas privatizadoras é outro dos desafios.

Para o Conselho Geral, a Lista A obteve 3584 votos, a Lista B 2122, a Lista C 246 e a Lista D 292. Na distribuição dos 17 lugares deste órgão, a Lista A deverá obter 11, a Lista B 6, e as restantes nenhum.

Vê os resultados finais no site do SPGL

Termos relacionados Sociedade