SOS Racismo: Imigrantes são maltratados

Manifestaçãoo de imigrantes em Lisboa. Foto de Paulete MatosAssociação aponta dificuldades de regularização e de obtenção de nacionalidade, além do trabalho precário, como causas para o país estar a deixar de atrair imigrantes.

Apesar de ser reconhecido o seu papel na sociedade, os imigrantes continuam a ser maltratados, tendo dificuldades para legalizar-se ou obter a nacionalidade, alertou a associação SOS Racismo.

José Falcão, dirigente da associação, reconheceu que existe o "reconhecimento da necessidade da imigração", mas depois continuam a levantar-se entraves às pessoas.

Os imigrantes, assinalou, têm uma série de problemas para se legalizarem, para terem a nacionalidade e são alvo de discriminação racial, cujos actos não vão a julgamento ou não são condenados. Além disso, "roubam-lhes o salário", denunciou.

O dirigente associativo salientou que a sindicalização dos imigrantes é uma das armas para defenderem os seus interesses. Mas, para ele, os imigrantes continuam a estar pouco sindicalizados por força da precariedade do trabalho e da sua situação de indocumentados.

A Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural, Rosário Farmhouse, manifestou-se convicta de que os grandes investimentos públicos farão permanecer os imigrantes em Portugal e ainda atrairão mais, reagindo aos dados do Instituto Nacional de Estatística, segundo os quais Portugal é cada vez menos atractivo para os imigrantes.

Termos relacionados Sociedade