You are here

Sondagem: palestinianos dizem que reconciliação nacional é prioritária

palestinians.jpgOs palestinianos consideram que a reconciliação nacional é mais importante que as conversações de paz com Israel. Uma sondagem realizada por uma fundação norueguesa ligada à Confederação Norueguesa dos Sindicatos (Fafo) na Faixa de Gaza e na Cisjordânia mostra ainda que os palestinianos estão muito divididos e 35% não apoiam nem o governo de Salam Fayyad da Fatah nem o de Ismail Haniyeh, do Hamas; mas que, se houvesse eleições agora, a Fatah ganharia com 45% dos votos, contra 22% do Hamas.

A sondagem ouviu 1,953 adultos na Cisjordânia e na Faixa de Gaza entre 2 e 12 de Julho. Oitenta e cinco por cento dos entrevistados gostariam de ver negociações entre a Fatah e o Hamas; 58% disseram que querem negociações com Israel, uma queda de 20 pontos em relação a uma sondagem semelhante feita em Dezembro de 2006.

Metade da população considera que Mahmud Abbas esteve certo em formar um governo de emergência, mas 31% têm pouca ou nenhuma confiança nesse governo. Uma parcela semelhante tem a mesma atitude em relação ao governo do Hamas em Gaza. 37% acham que o governo de Fayyad é legítimo, e 28% consideram legítimo o governo de Ismail Haniyeh, do Hamas; 35% não consideram legítimo nem um, nem o outro.

A sondagem foi financiada pelo Ministério norueguês dos Negócios Estrangeiros.

Veja aqui os resultados completos

Termos relacionados Internacional