You are here

Soflusa e Transtejo: sindicato anuncia greves

Transtejo Trabalhadores reivindicam aumentos salariais, contra a proposta de "zero por cento" da administração. Paralisações serão em Abril e Maio.

O Sindicato dos Fluviais anunciou que os trabalhadores da Soflusa e da Transtejo, empresas que garantem as ligações fluviais entre a margem Sul e Lisboa, vão fazer greves contra a recusa da administração de dar aumentos salariais este ano.

Albano Rita, dirigente sindical, disse à Lusa que os sindicatos e a empresa reuniram-se esta terça-feira para tentar chegar a acordo em relação aos aumentos salariais para 2010, sem qualquer resultado.

"A empresa continua irredutível. Os sindicatos transmitiram que tem de haver aumentos e que estão mandatados pelos trabalhadores para formas de luta, mas a empresa diz que não tem disponibilidade financeira", disse o sindicalista.

Albano Rita anunciou que os trabalhadores vão aderir à greve nacional dos transportes no dia 27 de Abril - que vai envolver também Carris, Metro, CP e empresas de transportes privados de todo o país, reunindo sindicatos da CGTP, da UGT e independentes. Além disso, "no dia 10 de Maio vamos fazer greve na Soflusa, no dia 11 na Soflusa e Transtejo e no dia 12 na Transtejo, sempre três horas por turno".

O dia 11 de Maio, escolhido para a greve nas duas empresas, é o dia da missa do Papa no Terreiro do Paço.

Isidro Heitor, da administração, disse que as propostas apresentadas são "irrealistas".

"A situação da empresa é difícil e nós fizemos uma contraproposta, onde confirmo que o aumento salarial era de zero por cento", disse.

Em relação à escolha do dia 11 de Maio para uma paralisação nas duas empresas, Isidro Heitor considerou a situação "desagradável".

Termos relacionados Sociedade