Siemens vai despedir mais de 17.000 trabalhadores

Despedimentos podem atingir trabalhadores portuguesesA Siemens vai pôr em prática em todo o mundo um plano de redução de postos de trabalho que levará ao despedimento de 17 mil trabalhadores. A multinacional de origem alemã pretende poupar 1200 milhões de euros até 2010 com este programa, que afectará sobretudo as unidades europeias da empresa.

Segundo informações veiculadas pela imprensa, a maior parte dos despedimentos ocorrerá nas filiais da empresa na Alemanha, onde deverão ser eliminados 6.400 postos de trabalho.

Os sindicatos alemães já mostraram o seu descontentamento, até por terem tido conhecimento da situação pela imprensa, antes de ter havido qualquer comunicação aos trabalhadores.

A Siemens tem mais de 150 anos de existência e emprega cerca de 400 mil trabalhadores em todo o mundo. Na Alemanha, a empresa tem 130 mil funcionários.

Manuel Correia, dirigente do Sindicato das Indústria Eléctricas do Sul e Ilhas, admitiu à imprensa que há vários meses se ouve falar desta redução do número de trabalhadores da Siemens, embora se tenha mostrado surpreendido com o número de trabalhadores afectados.

Segundo Manuel Correia, é previsível que a maior parte das reduções ocorram na Europa, podendo ser afectadas as unidades da empresa a laborar em Portugal.

Termos relacionados Internacional