You are here

Seis soldados do contingente espanhol morrem no Líbano

Blindao espanhol atingido no atentado - Foto da LusaSeis militares do contingente espanhol da Força de Interposição das Nações Unidas (FINUL), três espanhóis e três colombianos, morreram ontem no Líbano. Um carro com explosivos rebentou atingindo gravemente o blindado em que os militares seguiam. Ficaram feridos outros dois soldados espanhóis.
O governo de Espanha atribuiu a autoria do ataque ao grupo Fatah Al Islam, próximo da Al Qaeda.
O Hezbollah já condenou o ataque, qualificando-o como "uma acção suspeita" que "prejudica os habitantes do sul do Líbano e aumenta a insegurança" na região.

Este é o primeiro atentado contra tropas da Finul desde que o contingente foi reforçado, após a guerra do Líbano no Verão passado.

O comandante do contingente português da Finul, Tenente Coronel Rodrigues dos Santos, poderia ter sido uma das vítimas, já que pouco tempo antes tinha passado na estrada onde o blindado foi atacado. O comandante português regressava de uma parada do contingente espanhol e sublinhou aos órgãos de comunicação social que as medidas de segurança foram reforçadas, porque têm havido cada vez mais incidentes.

Integrado na Finul, encontra-se no Líbano um contingente português com 146 militares. O contingente espanhol abrange 1100 militares.

Termos relacionados Internacional