You are here

SCUT

GOVERNO VIOLA MAIS UMA PROMESSA ELEITORAL
socratesContrariando as promessas eleitorais de José Sócrates, o governo vai avançar já no próximo ano com a introdução de portagens em três das sete SCUT. A 11 de Dezembro de 2004, em pré-campanha na Covilhã, Sócrates afirmou: «caso seja eleito, as auto-estradas sem custo para o utilizador, SCUT's, vão permanecer sem custo», justificando que «não faz qualquer sentido estar a colocar portagens neste tipo de vias». O primeiro-ministro, então candidato, recordou que estas vias foram «obras socialistas» e que foram projectadas para não terem portagens. «Não seria agora, que pela mão do PS, as portagens se tornassem realidade para os utilizadores», concluiu. (Ver aqui)

No entanto, o ministro das Obras Públicas garantiu que esta é a aplicação da política do Governo para as auto-estradas e não a uma alteração dessa política, na medida em que as SCUT abrangidas cumprem os critérios definidos no programa do Governo para a cobrança de portagens.
Mário Lino anunciou que as portagens serão introduzidas nas SCUT da Costa de Prata, do Grande Porto e do Norte Litoral até Viana do Castelo. O valores das portagens serão superiores aos propostos pelo governo de Santana Lopes, aos quais o PS se opôs com veemência. Os critérios anunciados incluiriam a SCUT do Algarve, onde não serão introduzidas portagens.
A cobrança de portagens nas três SCUT irá gerar receitas de 100 milhões de euros por ano. Mário Lino quer agora renegociar dos contratos com as concessionárias.

Termos relacionados Política