You are here

Santana Lopes:

SÓCRATES FALTOU À VERDADE
santana_lopesSantana Lopes aproveitou a proximidade do lançamento do livro em que recorda episódios da sua efémera passagem pelo governo para acusar Sócrates de fazer batota política ao ter escondido durante a campanha eleitoral medidas que sabia que viria a tomar mais tarde ou mais cedo. O ex-primeiro-ministro do PSD referia-se à promessa de Sócrates de não cobrar portagens nas auto-estradas sem custo para o utilizador (SCUT) - promessa renegada agora. Santana Lopes referiu-se ainda, em entrevista à SIC, à promessa de não aumentar as taxas moderadoras nem de criar novas taxas, contradizendo a proposta do então líder do PSD, que propunha aumentar as taxas moderadoras a quem ganhava mais.

O ex-líder do PSD foi mais longe e disse que o actual ministro da saúde, Correia de Campos, não tem condições de permanecer no lugar. Santana lembrou que, há cerca de dois anos, quando anunciou que iria aplicar o princípio de «quem mais pode deve pagar mais» taxas moderadoras, Correia de Campos escreveu um artigo atacando essa medida. "E ele já tinha sido ministro da Saúde e sabia a situação difícil em que se encontrava o Serviço Nacional de Saúde", acrescentou.

Sempre insistindo que Sócrates faltou à verdade, Santana Lopes insistiu que o primeiro-ministro deve explicações ao país e que devia pelo menos reconhecer diante dos portugueses que antes estava errado.

Santana Lopes deu ainda uma alfinetada ao actual líder do seu partido, Marques Mendes, por não ser suficientemente claro na crítica ao rompimento das promessas eleitorais de Sócrates.

Termos relacionados Política