You are here

Sábado sangrento para os EUA no Iraque

crashPelo menos 19 soldados americanos foram mortos neste sábado no Iraque, no terceiro dia mais mortífero para as tropas dos EUA desde que começou a invasão. Doze soldados morreram na queda não esclarecida de um helicóptero na província de Diyala, a nordeste de Bagdad. Cinco soldados morreram num ataque feito por milícias à sede provincial da cidade de Kerbala. Os restantes foram vítimas de bombas de beira de estrada.

O sábado sangrento ocorre no momento em que começam a chegar à capital iraquiana os reforços decididos por George W. Bush, e que cresce no Congresso americano a oposição à nova estratégia para o Iraque.

As causas da queda do helicóptero não foram esclarecidas, segundo o tenente-coronel Josslyn Aberle, porta-voz das forças de ocupação. Um outro oficial disse à rede de TV Al-Arabiya que a aeronave teve problemas técnicos antes de cair.

Ao ataque à sede provincial de Kerbala ocorreu quando se realizava uma reunião para discutir a segurança dos peregrinos que nesta época comemoram a Ashoura, uma importante festa religiosa xiita na cidade.

Em Washington, foi aberto quarta-feira no Congresso o debate sobre uma resolução que declara que o envio de mais tropas para o Iraque é contrário aos interesses nacionais. Apesar de a resolução não ter o poder de se impor às decisões da Casa Branca, a sua aprovação mostrará o isolamento do presidente no Congresso, até porque tem vindo a ter apoio de parlamentares republicanos.

Em Fevereiro deverá ocorrer um debate sobre os fundos de guerra, que inclui o aumento de 100 mil milhões de dólares ao Orçamento. Barrar esta verba seria a única forma que o Congresso tem à sua disposição para contrariar os planos de George W. Bush, mas parece pouco provável que venha a fazê-lo.

Termos relacionados Internacional