You are here

Revela Siniora

800 MORTOS E 3 000 FERIDOS NO LÍBANO
capacetes_azuis_1O  primeiro-ministro do Líbano, Fouad Siniora, revelou que os desalojados do Sul do Líbano se elevam agora a um milhão, ou seja, um terço da população do seu país. Denunciou igualmente que os mortos se elevam a 800 e os feridos a três mil. A subida em flecha dos números da tragédia devem-se ao facto de só agora, com a abertura parcial das vias para o Sul, se começar a perceber a verdadeira extensão da destruição israelita. As declarações do primeiro ministro mantêm o país a falar a uma só voz na noite em que o Tsahal regressou aos bombardeamentos a Beirute.

Para o presidente libanês, Emile Lahoud, representante dos cristãos no governo,  o Hezbollah é o partido da resistência que tem defendido o Líbano das sucessivas invasões israelitas. Estas declarações constam de uma entrevista feita dada à Folha de São Paulo.  Nesta entrevista concedida à Folha no palácio presidencial, Lahoud afirmou que, como ele, a maioria dos libaneses apoia o Hezbollah, e disse que Israel impede a declaração de um cessar-fogo ao impor condições. Disse ainda que a ofensiva israelita já causou mais de 800 mortos e provocou prejuízos de US$ 5 bilhões ao Líbano.

No terreno, os combates prosseguem, a força aérea israelita fez mais de 70 ataques aéreos, vários dos quais a sul de Beirute. Segundo o exército Israelita, um soldado morreu e quarto ficaram feridos durante uma dura batalha na localidade de Aita al-Shaab. Segundo o Hezbollah, os guerrilheiros destruiram um tanque e outro veículo blindado.
No dia de ontem, o Hezbollah lançou 230 mísseis sobre Israel, tendo caido a maioria sobre zonas não povoadas. No norte Israel morreu um civil.

Segundo o exército Israelita, um soldado morreu e quarto ficaram feridos durante uma dura batalha na localidade de Aita al-Shaab. Segundo o Hezbollah, os guerrilheiros destruiram um tanque e outro veículo blindado.
No dia de ontem, o Hezbollah lançou 230 mísseis sobre Israel, tendo caido a maioria sobre zonas não povoadas. No norte Israel morreu um civil.

Pela primeira vez, um míssel do Hezbollah atingiu a Cisjordânia a 70 quilómetros da fronteira.
O porta-voz do exército israelita, Guy Spiegelman, garantiu estar o Hezbollah muito enfranquecido. Um deputado do Hezbollah Hussein Haj Hassan, citado pela BBC, responde que desde o início da guerra, Israel disse a mesma coisa e no entanto, os combates intensificam-se.

Termos relacionados Internacional