You are here

Relatório Baker

BUSH NÃO SE COMPROMETE COM RECOMENDAÇÕES
baker-e-hamilton-lusawebO relatório de James Baker apresenta 79 recomendações dirigidas a encorajar a diplomacia e a levar a uma redução das tropas americanas no país no próximo ano, mas reconhece que o objectivo de obter a estabilização do Iraque pode ser impossível de atingir num prazo curto. O presidente George W. Bush disse que o relatório "tem propostas muito interessantes", e prometeu levá-las seriamente em conta, sem no entanto se comprometer a aplicá-las: "agiremos no devido tempo". Descarregue a íntegra do relatório (em inglês) em formato PDF.

O relatório aponta para uma situação grave no Iraque, que pode deslizar para o caos se os EUA não mudarem de política e procurarem soluções diplomáticas e políticas que envolvam os países vizinhos. O relatório defende como principal recomendação a realização de "novos e ampliados esforços políticos e diplomáticos no Iraque e na região, e uma mudança na missão principal das forças americanas no Iraque, que irá permitir que os Estados Unidos comecem a retirar as suas forças do Iraque de forma responsável." Se estas recomendações forem seguidas, diz o relatório, "o terrorismo receberá um golpe", a estabilidade irá aumentar e a credibilidade e interesses dos EUA serão protegidos.

Quanto à ofensiva diplomática, o relatório defende os contactos dos EUA com a Síria e o Irão. Este último país deveria estancar o fluxo de armas e de treino das milícias e usar a sua influência sobre os grupos xiitas para promover a reconciliação nacional. A Síria, por seu lado, deveria controlar a fronteira com o Iraque para impedir a chegada de "rebeldes e terroristas" ao Iraque.

Quanto às tropas americanas, o relatório defende que os EUA devem ajustar o seu papel, integrando os seus militares nas unidades iraquianas e retirando todos os outros. No início de 2008, todas as brigadas de combate não necessárias como força de protecção deveriam sair do Iraque.

Esta retirada é defendida pelo Grupo de Estudos mesmo que o governo iraquiano não consiga cumprir os seus objectivos: "Se o governo iraquiano não conseguir fazer progressos substanciais na obtenção da reconciliação nacional, da segurança e da capacidade de governo, os Estados Unidos devem reduzir o seu apoio político, militar ou económico ao governo iraquiano."

Termos relacionados Internacional