You are here

Relatório Baker

BUSH ADIA DECISÃO SOBRE IRAQUE
BushGeorge Bush, que tinha previsto comunicar ao país o seu plano para o Iraque no discurso de Natal, decidiu adiar este acto para Janeiro. O presidente americano diz que não tem pressa em tomar decisões sobre o novo rumo a dar à guerra do Iraque e que algumas das propostas feitas estão descartadas porque «levariam à derrota». Entre elas, a retirada «antes de completar a missão» dos Estados Unidos no território. A retirada gradual das tropas americanas do Iraque é uma das muitas recomendações do Relatório Baker, redigido por uma comissão bipartidária.

Apesar de garantir que não mudou as suas opiniões inicialmente favoráveis a este documento, o Presidente reafirmou: «Não nos vamos render».
O Presidente norte-americano fez estas declarações no fim de uma ronda de consultas com militares, funcionários, especialistas e políticos. «Se ficarmos nervosos, se não formos firmes na nossa determinação em ajudar o governo iraquiano a ter sucesso, estaremos a entregar o Iraque ao inimigo», disse.
Com este adiamento, a Casa Branca diz querer dar mais tempo ao novo secretário da Defesa, Robert Gates, que substituiu Donald Rumsfeld no cargo e que só tomará posse na próxima segunda-feira.

Termos relacionados Internacional