You are here

Reacção a pressões dos EUA

IRÃO TROCA DÓLAR POR EURO
dollars_eurosO Irão anunciou ontem que vai passar a usar euros em vez de dólares nas suas transacções internacionais. "O governo ordenou ao Banco Central que substitua o dólar pelo euro, para limitar os problemas dos órgãos executivos nas transacções comerciais", disse o porta-voz do governo Gholam Hossein Elham.
Elham disse ainda que a mudança para o euro envolve também os fundos iranianos em dólares no estrangeiro, e que os rendimentos do petróleo também serão aplicados em euros: "Queremos pôr um fim à nossa dependência em relação ao dólar". O Irão é o quarto maior produtor mundial de petróleo do mundo. A decisão, aparentemente, é uma resposta às pressões dos Estados Unidos para que o Conselho de Segurança da ONU adopte sanções contra Teerão, devido ao seu programa nuclear. Nas últimas semanas, banqueiros iranianos queixaram-se de dificuldades crescentes para receber dinheiro iraniano depositado em dólares nas contas bancárias europeias.

Elham acrescentou ainda que o Orçamento de Estado do Irão terá de futuro cálculos em euros. "Até hoje, o Orçamento era calculado de acordo com os rendimentos em dólares, mas este cálculo vai mudar."

Uma porta-voz da Comissão Europeia disse que não queria especular em relação ao impacto da decisão. Amélia Torres disse que UE não encoraja o uso do euro por operadores económicos fora da União, mas esta é uma decisão que evidentemente Teerão pode tomar.

Torres observou que calcular o rendimento do petróleo em euros não é a mesma coisa que usar o euro para vendas ou reservas.

Termos relacionados Internacional