You are here

Ramos Horta vence eleições em Timor

ramos-horta3Com 80% dos boletins de voto contados, a Comissão Nacional de Eleições adianta que Ramos Horta leva «uma vantagem muito grande» na segunda volta das eleições presidenciais timorenses, prevendo-se que atinja um resultado na ordem dos 70%. A confirmarem-se estes resultados, trata-se da primeira derrota eleitoral da Fretilin em Timor. Ramos Horta deve assim suceder a Xanana Gusmão como Presidente de Timor.

Apesar de Francisco Guterres «Lu Olo», presidente do Parlamento e candidato da Fretilin, ter vencido José Ramos Horta, primeiro-ministro, na primeira volta das eleições, realizada a 09 de Abril, tudo indica que Ramos Horta será o próximo Presidente de Timor, segundo os dados fornecidos pela Comissão Nacional de Eleições.

«A contagem provisória dos distritos indica que o voto no candidato Ramos Horta é 50 até 80 por cento mais quando comparada com o voto no candidato "Lu Olo"», declarou à Lusa a porta-voz da CNE, Maria Angelina Sarmento, na primeira conferência de imprensa de balanço das eleições

A porta-voz da CNE adiantou à Lusa que «Dos 13 distritos onde se encontram membros da CNE, não foi reportada nenhuma irregularidade ou incidente que pudesse comprometer a votação», acrescentando que as eleições decorreram «com ordem e tranquilidade».

O novo Presidente da República tomará posse a 20 de Maio.

Veja a notícia anterior

Timorenses já votaram para escolher sucessor de Xanana

Termos relacionados Internacional