You are here

PS rejeita fim da discriminação de homossexuais na recolha de sangue

 PS rejeitou projecto de resolução para pôr fim à discriminação de homossexuais e bissexuais na recolha de sangueO Partido Socialista chumbou no parlamento o projecto de resolução apresentado pelo Bloco de Esquerda que recomendava ao governo a adopção de medidas para combater a actual discriminação dos homossexuais e bissexuais nos serviços de recolha de sangue. O projecto teve os votos favoráveis do Bloco, do PCP, dos Verdes e do PSD, a abstenção do CDS/PP, mas foi rejeitado pelo voto contra do PS.

Os serviços de saúde continuam a discriminar os homossexuais e bissexuais na recolha de sangue, com base em preconceitos e em premissas sem qualquer base científica e legal. Existem mesmo reclamações oficiais devido a essa discriminação.

O Bloco de Esquerda apresentou na Assembleia da República um projecto de resolução para acabar com esta discriminação, na sequência das Jornadas SEM MEDOS - contra a homofobia, que realizou em 2008.

O projecto de resolução só não foi aprovado porque a maioria absoluta do PS a chumbou, já que mais nenhum partido votou contra.

Aceda ao projecto no site do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda.

Ao esquerda.net José Soeiro, do Bloco de Esquerda, declarou: "Passados quatro meses de terem chumbado o fim da discriminação no acesso ao casamento civil, e num momento em que se volta a falar publicamente da correcção dessa desigualdade e dessa discriminação, o grupo parlamentar do PS revela as suas contradições e a sua homofobia".

Termos relacionados Política