Professores esperam grande manifestação no sábado

Paulete MatosOs professores estiveram em greve na manhã desta terça feira, entre as 8.30 e as 10.30. O protesto foi convocado pela Plataforma Sindical dos Professores, pretendendo assinalar a exigência de revisão do estatuto da carreira docente e preparar a grande manifestação nacional que se realiza no próximo sábado à tarde, em Lisboa. Em Coimbra, os professores quiseram entregar uma moção a José Sócrates, mas a PSP não deixou.

A revisão do estatuto da carreira docente, a contestação ao modelo de avaliação imposto pelo governo e a preparação da manifestação nacional que se realizará em Lisboa no próximo sábado levaram a Plataforma Sindical dos Professores a convocar uma greve nacional, que levou à paralisação dos  docentes entre as 8.30 e as 10.30 da manhã desta terça feira.

Segundo as informações disponíveis, os níveis de adesão não terão sido tão elevados como em outros momentos de protesto, o que Mário Nogueira, porta-voz da Plataforma Sindical, justifica com "algum desgaste e desânimo" dos docentes.

No entanto, Mário Nogueira afirmou esperar uma "grande manifestação" no próximo sábado, uma vez que têm "fortíssimas razões" para o protesto. Em declarações à imprensa o porta-voz da Plataforma Sindical adiantou ainda que iria ser entregue a José Sócrates uma moção aprovada em reunião realizada na Escola EB 2.2 Alice Gouveia, em Coimbra.

No entanto, a entrega dessa moção acabaria por ser impedida pela PSP, que fechou o acesso ao local onde o primeiro-ministro haveria de chegar, inviabilizando a acçaõ de protesto dos docentes.Luís Lobo, membro da Plataforma de Professores, declarou á imprensa ser "uma vergonha que a polícia portuguesa esteja a ser utilizada desta forma, seja instrumentalizada para impedir que os portugueses manifestem as suas opiniões livremente”.

Na manifestação de sábado, que decorrerá em Lisboa, entre o Marquês de Pombal e os Restauradores, espera-se a participação de dezenas de milhares de docentes.

Termos relacionados Sociedade