Primeiro bloquista presidente de comissão parlamentar

Pedro SoaresO deputado Pedro Soares, eleito por Braga e coordenador autárquico do partido, vai ser o presidente da comissão parlamentar de Agricultura e Pescas, a primeira comissão parlamentar a ser conduzida pelo Bloco de Esquerda, que conquistou esse direito ao ascender a quarta força política parlamentar. Ao Esquerda.net, Pedro Soares disse que se trata de uma comissão relevante.

"É um sector muito importante para a alimentação e para o próprio desenvolvimento regional e local, e também para a questão ambiental", disse o deputado bloquista. "É um sector que neste momento vive uma situação de crise, como é o caso dos produtores de leite, mas também relacionada com os fundos do Proder. Sabe-se também dos problemas graves que as pescas atravessam, não só os problemas dos pescadores e das capturas, como também a preservação das espécies."

Para Pedro Soares, esta comissão poderá ter um papel importante no acompanhamento das questões apontadas e para fiscalizar a actividade do governo nesta área.

A comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas foi recriada por proposta do CDS-PP, que depois não a quis presidir, preferindo a Comissão de Negócios Estrangeiros. O PCP, quinta força parlamentar, não irá presidir a qualquer comissão.

A instalação das comissões parlamentares está prevista para a próxima quinta-feira, devendo a sua composição ser aprovada em plenário da Assembleia da República na quarta-feira.

Termos relacionados Política