You are here

Primárias nos EUA: Obama arrasa na Carolina do Sul

Barak Obama em campanha na Carolina do Sul.  Foto LUSA/EPA/STEFAN ZAKLINBarack Obama obteve uma vitória esmagadora no estado da Carolina do Sul. O senador do Illinois venceu com 55% dos votos, deixando a larga distância Hillary Clinton (27%) e John Edwards (18%). O triunfo valeu-lhe uma dose extra de estímulo antes da decisiva "super terça-feira" - a 5 de Fevereiro - dia em que mais de 20 estados realizam primárias. A votação dos afro-americanos foi fundamental para a vitória de Obama, que fez questão de frisar que o que está em causa nestas eleições não é a cor da pele, nem o género, nem a religião, mas sim a escolha entre o passado e o futuro.  

A candidatura de Obama conseguiu assim a sua segunda vitória, depois de ter conquistado o maior número de votos no estado do Iowa a 3 de Janeiro. Por sua vez, a candidata Hillary Clinton venceu em New Hampshire e Nevada.

A vitória clara de Obama também aumentou a indefinição da corrida eleitoral entre os democratas. Segundo as sondagens, a senadora Hillary Clinton ainda é a favorita para vencer em estados com grandes colégios eleitorais, como a Califórnia, Nova York e Nova Jersey. Mas Obama procura facturar o máximo possível de delegados em cada Estado, para a eventualidade de a disputa só ser decidida na convenção democrata, que acontece em Agosto na cidade de Denver, no Colorado.

Diante de uma multidão entusiasmada, composta na maioria por jovens, o senador por Illinois lembrou o desafio que vem adiante. "Não será fácil, concorremos contra lobbies fortíssimos em Washington". E acrescentou: "Nestas eleições não se trata de escolher segundo a região de cada um, a religião ou o género. Não se trata de ricos contra pobres, jovens contra velhos, nem brancos contra negros. Trata-se (de uma batalha) do passado contra o futuro".

A declaração ainda serviu como uma indirecta a uma suposta tentativa da campanha de Hillary de minimizar a conquista de Obama, atrelando uma possível vitória do senador na Carolina do Sul à questão racial. Obama obteve o voto de 78% dos eleitores negros, que constituíam cerca de 50% dos votantes democratas. Hillary conseguiu apenas 19% do voto dos afro-americanos e Edwards, 2%. Mas a votação de Obama entre os eleitores brancos também não foi de desprezar. Obama teve 25% do voto dos brancos, e Clinton e Edwards cerca de 37% cada um.

Termos relacionados Internacional